sábado, 11 de julho de 2009

Explorando a blogosfera: GEORGIA QUINTAS

Uma das melhores fontes, atualmente, para quem gosta de refletir sobre a fotografia é o blog da pesquisadora e antropóloga pernambucana Georgia Quintas.

A imagem fotográfica é um jogo de visão de mundo e imaginação. E nisto reside toda a complexidade de quem capta e a apreende visualmente. Pois, se ela é o registro de um tempo e de um espaço, de objetos ou pessoas, será irremediavelmente memória de expressão cultural e de significado simbólico. Ou seja, ela também poderá ser tudo e nada.

Assim a blogueira cult começa a responder à pergunta por ela mesmo formulada: “O que mais fotografar? Seu currículo é muito rico: doutora na Espanha, mestre pela Universidade Federal de Pernambuco e pós-graduada em História da Arte pela FAAP/SP, Georgia coordena o Bacharelado de Fotografia em Olinda e integra o Núcleo de Imagem & Som em Ciências Humanas da Pós-graduação em Antropologia da UFPE.

Seu livro Man Ray e a Imagem da Mulher - A vanguarda do olhar e das técnicas fotográficas recebeu excelente análise do fotógrafo e crítico de fotografia Juan Esteves, publicada no Fotosite e que está no blog.

As análises e reflexões de Geórgia Quintas vão do surrealismo europeu à tradição pernambucana. Recentemente, escreveu sobre a presença das amas de leite nas fotografias da aristocracia pernambucana, na RBSE – Revista Brasileira de Sociologia da Emoção, texto valioso que também pode ser lido no blog.

O blog de Georgia Quintas tem muito mais. E é muito agradável também, com lindas imagens. É só ir lá conferir.

2 comentários:

clicio disse...

Excelente post, o trabalho da Georgia merece e tem que ser reconhecido fora das fronteiras pernambucanas. O livro sobre Man Ray é um "must have" em qualquer biblioteca decente.

Georgia Quintas disse...

Eduardo, é um prazer tê-lo como leitor do meu blog.
Obrigada pelas palavras!
A ideia do blog é revelar que a reflexão e os meandros da escrita podem sair da esfera acadêmica.