sábado, 12 de janeiro de 2008

Uma imagem vale mais que …

A França adora uma polêmica. A tinta está rolando sobre o papel. O Nouvel Observateur de 3 de janeiro estampou na capa, com retoques, a conhecida foto de Art Shay mostrando Simone de Beauvoir nua, "A Escandalosa". A revista diz mostrar o lado “não conformista” da escritora. As feministas estão bufando.

Art Shay, hoje com 85, anos é representado pela galeria Stephen Daiter, de Chicago, que tem a imagem em seu site. Tem ainda à venda o catálogo Art Shay: Chicago Accent (US$ 25, ou US$ 300 a edição especial, com escolha de 1 entre 4 fotos originais).

Inúmeras revistas literárias ou de fotografia já publicaram a antológica foto. Beauvoir esteve em Chicago, em 1952. Tinha tomado um banho na casa de amigos, sem se preocupar em fechar a porta. Estava se penteando quando ouviu o clic da Leica de Art Shay, que a acompanhava. Segundo o fotógrafo, a escritora sorriu e disse: - menino levado!

Shay
só achou o negativo 50 anos depois, quando Simone já havia morrido, e o publicou em seu livro Album for an Age (2000, esgotado). Naquele ano também a foto foi exposta pela primeira vez em Paris, para onde volta em abril, na galeria Albert Loeb.




Art Shay
Simone de Beauvoir in Chicago
1952 | Gelatin silver print | 8.5 x 5.75 in.
2005 print. Signed in pen and stamped
by artist on print verso.
STEPHEN DAITER GALLERY, CHICAGO.

2 comentários:

Carl disse...

More about Art Shay
http://indianhillmediaworks.typepad.com/artshay/

Carl disse...

or this

http://tinyurl.com/3y356h