
quarta-feira, 30 de janeiro de 2008
terça-feira, 29 de janeiro de 2008
sexta-feira, 25 de janeiro de 2008
As Graças de Witkin

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008
PICTORIALISMO NO CANADÁ.

Artdaily.org recomenda a exposição TruthBeauty: Pictorialism and the Photograph as Art, 1845-1945, na Vancouver Art Gallery, Vancouver, Canada, até 27 de abril.
Peter Henry Emerson, Cantley: Wherries Waiting for the Turn of the Tide, c. 1884
Platinum print c. 1886 by Valentine and Sons, George Eastman House Collection,
Gift of William C. Emerson.
Organizada em colaboração com a George Eastman House, a mostra traz quase 200 fotografias com um amplo panorama do movimento pictorialista.

A galeria tem também a mostra A árvore, do sublime ao social, até 20 de abril.


PERSONALIDADES

Os estranhos retratos de celeridades feitos por Martin Schoeller estão na Hasted Hunt Gallery , em NY, até 23 de fevereiro, e também no First Post.
O First Post traz ambém a vida de Carla Bruni, quase primeira dama da França, em fotos.

terça-feira, 15 de janeiro de 2008
Loucos por livros

O The Guardian dá dicas sobre as dez livrarias mais bonitas do mundo. Nenhuma no Brasil e só uma nos Estados Unidos, a Secret Headquarters em Los Angeles, especializada em quadrinhos. Buenos Aires tem uma, adivinhem qual.
1 x 0 para a liberdade...

A justiça francesa rejeitou o pedido da ex-primeira dama Cecilia Sarkozi que queria retirar de circulação o livro Cecilia, da jornalista Anna Bitton. Para achar o fundamento da decisão foi preciso consultar os jornais ingleses. A despeito do direito à privacidade assegurado pela lei francesa, diz o Juiz, “certos eventos jornalísticos ou assuntos de interesse geral podem justificar publicação baseada no direito do público de ser informado e nos princípios de liberdade de expressão”. Os pedidos estão chovendo na FNAC. Mais no THE FIRST POST.
segunda-feira, 14 de janeiro de 2008
PROIBIDO FOTOGRAFAR !

Uma das coisas que mais irritam os fotógrafos são as proibições de fotografar, cada vez mais freqüentes e em geral totalmente descabidas. Agora, a internet tem um site só para as fotos tiradas em lugar proibido: http://www.strictlynophotography.com/ .
Uma das mais vistas do site:


domingo, 13 de janeiro de 2008
sábado, 12 de janeiro de 2008
Uma imagem vale mais que …

Art Shay, hoje com 85, anos é representado pela galeria Stephen Daiter, de Chicago, que tem a imagem em seu site. Tem ainda à venda o catálogo Art Shay: Chicago Accent (US$ 25, ou US$ 300 a edição especial, com escolha de 1 entre 4 fotos originais).
Inúmeras revistas literárias ou de fotografia já publicaram a antológica foto. Beauvoir esteve em Chicago, em 1952. Tinha tomado um banho na casa de amigos, sem se preocupar em fechar a porta. Estava se penteando quando ouviu o clic da Leica de Art Shay, que a acompanhava. Segundo o fotógrafo, a escritora sorriu e disse: - menino levado!
Shay só achou o negativo 50 anos depois, quando Simone já havia morrido, e o publicou em seu livro Album for an Age (2000, esgotado). Naquele ano também a foto foi exposta pela primeira vez em Paris, para onde volta em abril, na galeria Albert Loeb.

Art Shay
Simone de Beauvoir in Chicago
1952 | Gelatin silver print | 8.5 x 5.75 in.
2005 print. Signed in pen and stamped
by artist on print verso.
STEPHEN DAITER GALLERY, CHICAGO.

BLOGSTAR !

Anna era caixa de hipermercado em Rennes. Com o inesperado sucesso de seu blog, tem sido convidada a participar dos mais populares programas de televisão na França. Com 28 anos e um mestrado em literatura, criou caissierenofutur.over-blog.com, hoje com mais de 210 mil visitas. Procurava um meio prático para exprimir suas reflexões, cansada da falta de educação de alguns clientes e de ser vista como sem idéias. Com o sucesso, Anna deixou o emprego, mas pretende continuar a defender as ex-colegas. Agora, procura um trabalho mais próximo dos livros (Le Monde, 12.01.2008).
sexta-feira, 11 de janeiro de 2008
Negócios da China.

Livro: Weng Fen, Images from the China Art Book, Uta Grosenick & Caspar H Schubbe (Dumont, £24.95, lançamento em Londres.). Weng Fen traduz um pouco da perplexidade de sua geração com as rápidas mudanças culturais vividas pela China. Suas fotos mostram uma família perfeitamente moderna, mas as poses e expressões dão um toque de artificialismo que obriga a refletir sobre o novo modelo de sucesso. Terá surgido um delicado Martin Parr chinês ? Veja mais fotos em The First Post.

Exposição: em Pequim, na Chambers Fine Art Beijing (a partir de 19 de janeiro): Blog It: New Wave of New Wave. A curadoria de Leo Xu apresenta quatro jovens artistas, com diversidade de linguagens. O fotógrafo autodidata Zhang Jungang apresenta uma visão poética da juventude chinesa que cresceu com a liberdade trazida pela internet. Mais em ARTDAILY.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008
Firenze no inverno, quase dez anos atrás!

“A foto noturna de Firenze despertou imagens antigas do meu maluco cineminha cerebral. Quando menina costumava ler um livro chamado Cuore de Amicci. Uma lacrimosa estória infantil italiana sobre um menino carvoeiro. Fiquei muito tempo recontando a mim mesma esta estória enquanto olhava sua foto. Ela traz todos os ícones do livro. A torre iluminada do lado esquerdo, sombras de alguém nas janelas mais embaixo, um céu cinzento como se a fumaça da carvoaria estivesse logo atrás do rio. A escuridão do prédio fica ainda mais negra quando olho para a torre, que no começo da rua abre para as luminárias mais adiante” (Ana B, 1999).
“Existe nessa imagem um certo aspecto erótico, considerando o ritmo dado pela luz: ela vem da esquerda - calma, alcança a torre no ponto central da imagem- objeto fálico, e entra numa seqüência de ritmos acelerados ( o céu - pano de fundo, vai ficando mais claro, e dele surge uma seta ou lança branca rasgando o céu: uma nuvem). Para onde ela estará encaminhando um olhar curioso?” (Júlia R, 1999)
“Existe nessa imagem um certo aspecto erótico, considerando o ritmo dado pela luz: ela vem da esquerda - calma, alcança a torre no ponto central da imagem- objeto fálico, e entra numa seqüência de ritmos acelerados ( o céu - pano de fundo, vai ficando mais claro, e dele surge uma seta ou lança branca rasgando o céu: uma nuvem). Para onde ela estará encaminhando um olhar curioso?” (Júlia R, 1999)
Ler nas férias... em francês!

O Figaro de hoje aponta os dez romancistas que mais venderam na França em 2007: Livres. E lembra, em audio e video, Simone de Beauvoir e sua luta pela emancipação feminina. O Monde também dedica seu suplemento literário a Simone, que completaria 100 anos no dia 9 de janeiro.
Vale quanto pesa!

The First Post anuncia o lançamento de mais uma superprodução da editora Gloria, especializada em obras de peso. O livro sobre Pelé, anteriormente lançado, pesa 12 kilos e custa entre 2 mil e 14 mil libras, dependendo do tipo escolhido de edição.
Agora, a Gloria volta-se para New York, num pré-lançamento anunciado por 6 mil libras. Interessados: thenewyorkbook.com. Para ler a matéria e ver algumas fotos, que são tentadoras: The First Post.
quarta-feira, 9 de janeiro de 2008
Assinar:
Postagens (Atom)