Uma das melhores fontes, atualmente, para quem gosta de refletir sobre a fotografia é o blog da pesquisadora e antropóloga pernambucana Georgia Quintas.
“A imagem fotográfica é um jogo de visão de mundo e imaginação. E nisto reside toda a complexidade de quem capta e a apreende visualmente. Pois, se ela é o registro de um tempo e de um espaço, de objetos ou pessoas, será irremediavelmente memória de expressão cultural e de significado simbólico. Ou seja, ela também poderá ser tudo e nada.”
Seu livro Man Ray e a Imagem da Mulher - A vanguarda do olhar e das técnicas fotográficas recebeu excelente análise do fotógrafo e crítico de fotografia Juan Esteves, publicada no Fotosite e que está no blog.
As análises e reflexões de Geórgia Quintas vão do surrealismo europeu à tradição pernambucana. Recentemente, escreveu sobre a presença das amas de leite nas fotografias da aristocracia pernambucana, na RBSE – Revista Brasileira de Sociologia da Emoção, texto valioso que também pode ser lido no blog.
O blog de Georgia Quintas tem muito mais. E é muito agradável também, com lindas imagens. É só ir lá conferir.
2 comentários:
Excelente post, o trabalho da Georgia merece e tem que ser reconhecido fora das fronteiras pernambucanas. O livro sobre Man Ray é um "must have" em qualquer biblioteca decente.
Eduardo, é um prazer tê-lo como leitor do meu blog.
Obrigada pelas palavras!
A ideia do blog é revelar que a reflexão e os meandros da escrita podem sair da esfera acadêmica.
Postar um comentário