quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

LUCIANA FIGUEIREDO NA AAMAM

Exposição fotográfica de Luciana Figueiredo, até 26 de março (segunda à sábado, 16h30 - 21h), na AAMAM – Associação dos Amigos do Museu de Arte Moderna, Avenida Ipiranga, 324 / Bloco C / Sobreloja / tel. 3259.0157, quase dentro do COPAN.

São apenas 7 fotografias, das séries “Pontes” e “Caixa d'água”. Apesar da inegável referência à fotografia alemã, destacam-se a perfeição técnica, originalidade e beleza do trabalho. Bernd e Hilla Becher continuam a ser uma excelente fonte de inspiração.

A AAMAM nasceu em 1948, por idéia de Cicillo Matarazzo, instalando-se na no prédio dos antigos Diários Associados, na Rua Sete de Abril , primeira sede do museu. O “barzinho do museu” passou a receber artistas como Aldemir, Di Cavalcanti e Noemia Mourão, além de intelectuais como Lygia Fagundes Telles e Luiz Lopes Coelho. Em 1959, o MAM foi para o Ibirapuera, mas o bar do centro sobrevive até hoje, deliciosamente decadente.

Segundo a Vejinha, há mais de 50 anos no centro da cidade, o Bar do Museu é um cantinho parado no tempo que, além de cerveja e comidinhas de boteco, oferece histórias curiosas e expõe originais de artistas como Volpi, Noêmia Mourão, Aldemir Martins e Maria Leontina. Além das fotos, também o Bar do Museu é uma excelente descoberta. Parece saído de um conto.

Arte Contemporânea em NY

Terceira edição
Pier 40
Quinta, 27 de março, até 30 de março

80 galerias (inclusive algumas do Brasil)

Retratos em Zurich

ArteF , galeria de Zurich dedicada exclusivamente à fine art photography, apresenta até 15 de março fotos do famoso casal:FRIDA KAHLO -DIEGO RIVERA (Portraits of a legendary couple).
Frida, por Lucienne Bloch.

Depois, retratos de famosos por ARNOLD NEWMAN (1918-2006): MASTER WORKS -The Art of Portraiture.

Giacometti, 1954, por exemplo. E também
Jean Arp, Max Ernst, Roy Lichtenstein, Piet Mondrian, Pablo Picasso, Ed Ruscha, Georgia O’Keeffe e Alfred Stieglitz

Poesia e transformação


Pode a poesia salvar o Mundo? Outra bela discussão alimentada pelo The Guardian.

Da futilidade de escrever





"A reader's guide to the unwritten"

"Modernism's strong, silent types not only redefined the purpose of literature - they saved on paper, too."

Essa é a questão que coloca o Theblogbooks, do The Guardian. Muitas citações eruditas, com os respectivos links.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

A FOTO COMO FALSO


Fantástica matéria do The First Post mostra que a tradição chinesa de montar fotos para propaganda não morreu: a mais memorável foto jornalística de 2006 era falsa. Os antílopes não estavam lá. Mostra também como os personagens sumiam das fotos no tempo de Mao.



Vale a pena lembrar do esgotadíssmo The Commissar Vanishes: The Falsification of Photographs and Art in Stalin's Russia, de David King. O historiador inglês mostra os heróis da era stalinista virando vilões e sumindo das fotografias.

MIKE DISFARMER NA DUKE


A Lyndhurst Gallery, do Center for Documentary Studies da Duke University, apresenta Disfarmer - Photographs from the Studio of Mike Disfarmer, Heber Springs, Arkansas 1939–1946, até 6 de abril. Mais.

NON SENSE AGUDO


SACANAGEM É O ACENTO DAS PROPAROXÍTONAS NÃO SER CIRCUNFLEXO.

A foto como arma

Sacanagem, diz Obama. Será que foi a turma Clinton que fez circular a foto de Barack Obama vestido com roupas tribais numa viagem ao Quênia em 2006, tentando alimentar o falso rumor de que ele seria muçulmano, pergunta o The First Post ?


segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Rio Branco: Dislecsia








Miguel Rio Branco apresenta Dislecsia, na Casa de America, em Madri.


Veja a exposição. Veja também no Art Daily.

domingo, 24 de fevereiro de 2008

Adeus a Alain Robbe-Grillet


Poucos amigos foram à cremação de Alain Robbe-Grillet, que morreu esta semana com 85 anos. Ninguém do mundo das letras estava presente, registra o Le Monde. Nenhum acadêmico, nenhum editor. Foram lidas as mesmas palavras que o escritor e cineasta ("O ano passado em Marienbad", lembram? 1961, direção de Alain Resnais e roteiro de A. R.-G.) recitara em 81, para celebrar o aniversário da morte de Roland Barthes:

"J'aime la vie, je n'aime pas la mort. J'aime les chats, je n'aime pas les chiens. J'aime les petites filles, surtout si elles sont jolies, je n'aime pas beaucoup les petits garçons. (...) Je n'aime pas les salades journalistiques. Je me méfie des psychiatres. J'aime beaucoup agacer les gens et je n'aime pas qu'on m'emmerde."


Em tradução livre:


" Gosto da vida, não gosto da morte. Gosto dos gatos, não gosto dos cachorros. Gosto das meninas, principalmente se são bonitas, não gosto muito dos meninos. (...) Não gosto das saladas jornalísticas. Desconfio dos psiquiatras. Adoro provocar as pessoas e não gosto que me chateiem."

Duchamp, Man Ray e Picabia






















Man Ray
Marquise Casati 1922
Centre Pompidou © Man Ray Trust


Marcel Duchamp, Man Ray and Francis Picabia juntos na TATE MODERN. Só até 26 de maio. Socorro! Crítica no Le Monde de 27/2:" trio dandy".



Marcel Duchamp
Fountain, 1917 replica 1964
Tate © Succession Marcel Duchamp / ADAGP, Paris and DACS, London 2008